Há uns dois anos atrás eu comprei uma bicicleta pra restaurar. A idéia inicial era eu mesmo "botar a mão na massa" e restaurar aos poucos. Mas como eu estava com dois empregos, sabados e domingos significavam descansar ou corrigir provas. E a Caloi SS-3 foi ficando.
Quando vi que não dava mais acalentar o sonho de restaurar "na unha", perguntei num forum sobre restauradores e a resposta foi surprendente. Na minha cidade há um dos melhores restauradores de bicicletas do país, o Sr. Clovis Biotto.
A Caloi SS-3 é um modelo de passeio, masculina feita pela Caloi, pelo que pude apurar, entre 1969 e 1971, provavelmente inspirada num modelo semelhante da Peugeot. Não foram produzidas muitas e conheço apenas mais uma sobrevivente.
A Caloi SS-3 tinha a geometria das Caloi-10, com pneus aro 27, mas as semelhanças param aí. Ela tem paralamas, bagageiro e guidão de passeio e um sistema de 3 marchas internas Sturmey Archer acionado no manete - ou punho (ao que sei é a única bicicleta da Caloi a possuir tal sistema).
A minha bicicleta foi então restaurada pelo Sr. Clovis Biotto da bicicletaria Aro de Ouro. Ela ficou na fila de espera por mais de um ano, mas valeu a pena.
A pintura é identica a original, os adesivos são replicas pintadas - Não exatamente iguais aos originais, mas de ótima qualidade. Os cromados refeitos e as marchas recalibradas.
O resultado final é uma bicicleta muito bonita, com um ar classico-retrô, mas diferente das Philips e Gorichs.
É uma otima companheira de pedal. Aguenta bem ladeiras relativamente ingremes e faz uma velocidade aceitável no plano. É mais lenta e menos rápida em subidas que a Caloi-10, mas o conforto compensa esta limitação.
Como sempre faço, minhas bicicletas são batizadas, depois de uma pedalada superior a 1 km com nome de uma cantora de Blues/Soul.
Eu tinha pensado um nome para ela, mas depois de pedala-la por 8 km e sentir sua suavidade, resolvi batizá-la de Alanis em homenagem a cantora canadense.
Alanis faz companhia agora a Bessie e Joss. Joss alias que também está em reforma.
