quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alanis - Minha Caloi SS-3
















Há uns dois anos atrás eu comprei uma bicicleta pra restaurar. A idéia inicial era eu mesmo "botar a mão na massa" e restaurar aos poucos. Mas como eu estava com dois empregos, sabados e domingos significavam descansar ou corrigir provas. E a Caloi SS-3 foi ficando.



Quando vi que não dava mais acalentar o sonho de restaurar "na unha", perguntei num forum sobre restauradores e a resposta foi surprendente. Na minha cidade há um dos melhores restauradores de bicicletas do país, o Sr. Clovis Biotto.


A Caloi SS-3 é um modelo de passeio, masculina feita pela Caloi, pelo que pude apurar, entre 1969 e 1971, provavelmente inspirada num modelo semelhante da Peugeot. Não foram produzidas muitas e conheço apenas mais uma sobrevivente.














A Caloi SS-3 tinha a geometria das Caloi-10, com pneus aro 27, mas as semelhanças param aí. Ela tem paralamas, bagageiro e guidão de passeio e um sistema de 3 marchas internas Sturmey Archer acionado no manete - ou punho (ao que sei é a única bicicleta da Caloi a possuir tal sistema).

A minha bicicleta foi então restaurada pelo Sr. Clovis Biotto da bicicletaria Aro de Ouro. Ela ficou na fila de espera por mais de um ano, mas valeu a pena.

A pintura é identica a original, os adesivos são replicas pintadas - Não exatamente iguais aos originais, mas de ótima qualidade. Os cromados refeitos e as marchas recalibradas.

O resultado final é uma bicicleta muito bonita, com um ar classico-retrô, mas diferente das Philips e Gorichs.














É uma otima companheira de pedal. Aguenta bem ladeiras relativamente ingremes e faz uma velocidade aceitável no plano. É mais lenta e menos rápida em subidas que a Caloi-10, mas o conforto compensa esta limitação.

Como sempre faço, minhas bicicletas são batizadas, depois de uma pedalada superior a 1 km com nome de uma cantora de Blues/Soul.

Eu tinha pensado um nome para ela, mas depois de pedala-la por 8 km e sentir sua suavidade, resolvi batizá-la de Alanis em homenagem a cantora canadense.

Alanis faz companhia agora a Bessie e Joss. Joss alias que também está em reforma.

10 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Amigo sabe me informar se saiu dessa mesma bike sem o cubo com marchas? mui grato.

Samuel disse...

Caro Silas, a historia da Caloi nesse periodo é meio nebulosa e eles mesmo não sabiam ao certo da existência da minha bike. Em uma mensagem chegaram a negar a existencia dessa bicicleta, depois disseram que essa bicicleta não saia com marchas e finalmente corrigiram dizendo que saia com cubo de 3 marchas. Então acredito que sim, deva ter algum modelo anterior que não possuia marchas (Talvez Caloi Vip ou Caloi SS). Mas não tenho material pra comprovar.

Unknown disse...

Samuel e Silas,

Felizmente eu vivi esta época, e lembro perfeitamente.
A Caloi lançou os modelos SS, sem marcha, e SS3 que usava, em sua maioria, o cubo com cambio interno de 3 velocidades Shimano 333. Pode ser que um lote ou outro tenha saído com o Sturmey Archer.
O outro modelo da Caloi que utilizou o mesmo cubo, foi o modelo Fórmula C e C3, este sim, utilizando os Sturmey Archer em sua maioria. Tanto é que, a alavanca linear de troca ficava presa no quadro, bem na frente do banco.
Hoje tenho também uma SS3, mas não tão original como a "Alanis", mas que me proporciona um ótimo passeio.
Parabéns pelo belo trabalho e boa pedalada para todos.
Abraços,

Anônimo disse...

Prezados Senhores,

Estou restaurando uma Bicicleta CALOIVIP com bagageiro, 3 marchas quidão de passeio normal... decada de 70, alguem conhoce sobre essa bicicleta.

Unknown disse...

A MINHA COMPREI EM AMERICANA SP TENHA ATE HOJE

Unknown disse...

Tenho uma queria saber se o aro é 27

Samuel disse...

Sim, aro 27 igual da Ceci, Caloi-10, Peri, etc. Jet-Caju fica show !

Unknown disse...

Tive uma ,muito boa . Bike da adolescência ,rodei muito com ela . Como bom aborrescente , descaracterizei a bike , tirei bagageiro , para lamas e troquei um guidon por um tipo motocross .Deixei anos na garagem de um prédio e qdo fui procurar soube q tinham doado . Bike excelente, as três marchas faziam a diferença na cidade . Podia regular para as três ficarem leves , pesadas para velocidade ou standard leve, normal e pesada .

Daviserafim disse...

Bela bike!
Possuo uma ss3,porém não está cpm o cubo de 3 marchas,p aro traseiro foi substituído por completo por um comum.tenho esperança de um dia encontrar um original e devolver a originalidade da bike.