segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como estará o cicloativismo daqui há 8 meses?

Hoje, dia 17 de Maio de 2010 é uma data importante para o cicloativismo brasileiro. Não sei ainda se é um importante bom ou um importante ruim, mas até agora sei que é importante?

Porque nasceu um Lance Armstrong brasileiro? Porque a Caloi lançou seu mais importante modelo? Não é nada disso, hoje vai ao ar, pela Rede Globo o primeiro capitulo da novela PASSIONE, cuja trama gira em torno de duas situações envolvendo bicicletas: Uma industria de bicicletas e um atleta de Mountain Bike.

As pessoas têm certa preguiça de pensar e emprestam cérebros alheios para pensar por elas e as mentes da Globo são muito boas pra isso. As vantagens do uso da bicicleta para o transito, para a saúde e para a diminuição da poluição são inquestionáveis, mas só no momento em que uma novela colocar este assunto à baila é que algumas pessoas vão pensar – Puxa, eu sei andar de bicicleta, quero me sentir como o galã da novela, vou pegar minha bike!

Algumas, ao terminar a novela ou no primeiro friozinho vão voltar a deixar suas bicicletas em algum lugar e esquecê-las, outras talvez continuem e algumas poderão ainda se tornar atletas que defendam as cores do Brasil nos jogos olímpicos de 2016!

Algumas pessoas (eu mesmo) questionam: Porque a Globo não fez isso antes? E talvez a resposta esteja na própria sociedade. Por mais que a Globo seja uma formadora de opinião, ela trabalha, antes de qualquer coisa, como entretenimento e mesmo que ela decida do dia para a noite divulgar a musica dudecafônica: A sociedade como um todo não está preparada para tal.

Então acredito que os departamentos de Marketing, ou seja lá o que for, detectaram o potencial deste assunto ser abordado neste momento e assim o será.

De nosso lado, como diria o revolucionário: A luta continua. Não vou fazer, como alguns, prognósticos, vamos observar se as bicicletadas vão ganhar mais adeptos, se teremos mais passeios, se as prefeituras vão criar mais ciclovias e mais eventos envolvendo ciclismo.

E não adianta achar que uma novela vai resolver todos os problemas do mundo ciclístico sem a participação de nós cicloativistas.  Tenhamos fé que será uma ajuda muita bem vinda, mas que depende de nós saber usá-la como um bem!

A propósito: É hora de cobrar os outros canais de TV a fazer o mesmo: Já pensou Bispo Macedo pedindo para Deus dar bicicletas aos fieis? Seria o máximo!

Nenhum comentário: