sábado, 20 de abril de 2013

Que bicicleta usar na cidade?




Este Post está mais do que atrasado para ver a luz do dia.

Mas como eu mesmo digo, antes tarde do que mais tarde, vamos aos fatos, rapidamente.

Há tempos eu procurava uma bicicleta para usar na cidade que substituisse minha antiga Caloi-10 que depois do atropelamento não se recuperou completamente e não consigo alinhamento correto de algumas peças.

Depois de procurar algumas opções, resolvi tentar a Tito Urban 700.

A Tito é uma fabrica nacional que produz na China. Eles desenvolvem o produto aqui, produzem lá e fazem controle de qualidade aqui. Tito, vem de Antonio "Tito" Caloi, que é herdeiro da família Caloi. Desde 1999 a fabrica Caloi não é mais da família, mas Tito não conseguiu ficar longe das magrelas e abriu a Tito.

A Urban tem um história legal que contarei em outro POST.

Estou com a Tito Urban 700 desde Dezembro e estou gostando muito. Ela é bem leve, equilibrada. Fácil de utilizar na cidade ou em trilhas leves. E é muito elegante ! ! ! !

Minha proposta é utilizá-la por 1000km e ver como ela se porta. Só vou trocar um componente quando quebrar ou houver ameaça da segurança.

Já passei de 200km com ela e até agora ela está se portando super bem. Nenhum parafuso foi trocado.

Os pneus são aro 700 que causam certa estranheza, dada a unipresença das aro 26 nas bicicletarias. O pneus que ela usa é muito bom, liso no meio e com poucos cravos nas bordas, aguenta bem areia, pedra e não trava no asfalto. A primeira calibragem do pneu só foi necessária aos 100 km ! ! 

Freios v-brake, são bem adequados, mas molhados viram um sabão, as  marchas Shimano 21v engatam com a bike parada e com um leve clique em botões. Não consegui o ajuste correto ainda nas marchas mais rapidas, mas acho que é falha minha.

Estou fazendo em torno de 12km/h no transito com ela. Praticamente mesmo tempo que fazia com a C-10, mas creio que esta velocidade deva subir com o ajuste correto das marchas.

A falta do "cano alto" faz lembrar um modelo feminino e é algo extremamente útil na cidade.

Mas as duas grandes vantagens da Tito Urban são, primeiro a simplicidade de uma bicicleta com apenas o essencial para a cidade e segundo o conforto. É o tipo de bicicleta que você volta para casa porque o sol está se pondo e não porque está cansado. 

Selim e posição para pedalar praticamente sentado.

Então, meu caro, se você está procurando uma bicicleta simples, barata e confortável para usar na cidade, acho que você está procurando a Tito e nem sabe !

A Tito vende direto do site, comprei a minha assim, você pode achar também em algumas lojas da rede Centauro

A Tito já apresentou outros modelos que falaremos mais pra frente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quantos psi você põe nos pneus da sua? Tenho uma igual e um dos pneus estourou com a bike parada

Samuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samuel disse...

O fabricante recomenda usar entre 50 a 75 psi. Eu estou usando um pouco abaixo dos 70 para circuitos mistos, e um pouco menos para terra pura ! Se estourou parado, ou vc colocou muito acima disto ou tinha algum defeito (adquirido ou de fabricação). Pelo menos até agora estou achando esse pneu muito bom.