Escolher uma bicicleta é como escolher um time de futebol pra torcer. Palmeirenses vão dizer que o Palmeiras é o melhor, Sãopaulinos dirão das campanhas historicas do São Paulo e só os Corintianos é que tem razão - Graças a Deus.
Mas se você está lendo estas linhas é porque você está em dúvida sobre algum aspecto na hora de escolher sua bicicleta e talvez os inúmeros artigos disponíveis na internet não lhe serviram. Então ai vai minha breve contribuição de forma prática e nada cientifica.
Vamos partir do princípio que você não tem muito dinheiro para gastar. Sim, porque tendo muito dinheiro, basta gastá-lo e terá uma ótima bicicleta. Mas você não é destes. Tá afim de uma bicicleta pra dar umas pedaladas e curtir o vento no rosto !
Existem algumas vantagens obvias em se comprar uma bicicleta barata ou muito barata. A principal delas é não gastar muito dinheiro. Mas além desta, existem outras não tão obvias, como você ter mais liberdade para experimentar seus dotes de mecânico, coisa que você não ousaria em uma bicicleta que custa o preço de um carro popular zero kilometros. Além disso, uma bicicleta barata pode ser vendida, caso não se adeque ao dono, você não vai ficar neurótico achando que alguem poderá roubá-la - Mas lembre-se: Bicicletas baratas também são roubadas. Por isso cuidado onde deixa sua magrela e principalmente, ao comprar exija nota-fiscal ! Com isso você inibe o roubo de outras bicicletas - E a sua própria.
Parece meio obvio também, mas é sempre bom lembrar. Se você não é um gigante, não compre uma bicicleta grande demais. Você viu aquele cara passando a 200 km/h por você com o Selim a 1,5 m do chão e pensou: Selim alto é o que há ! De fato, mas a altura ideal do selim é aquela que você consegue pedalar com pequena flexão do tornozelo, sem "rebolar" o quadril.
Bicicletas acima de sua capacidade além de causar problemas no quadril, é um perigo numa freada brusca - Voce não alcança o chão e catapul !
Bicicletas abaixo de sua capacidade causam problemas nos joelhos e cansam mais as pedaladas.
O guidão, também é uma questão de gosto. As Speeds, Sprintes ou Chifre de Bode (tipo Caloi-10) podem ser boas para competições, mas na cidade limitam muito seus movimentos, sua visão e principalmente, se você tiver uma barriguinha - Quem não as tem, você vai pesá-la sob sua coluna e numa pedalada muito longa - leia-se 100 km, você vai sentir dores nas costas.
Outra caracteristica das Speeds que as limitam ao uso urbano é seu pneu, o famoso Jet-Caju. Aro 27 de 60 libras de pressão, os Jet-Caju são otimos para pavimento muito limpo, mas são ruins para buracos e pavimento de terra/areia. Além disso estão ficando relativamente raros nas bicicletarias, o que complica um conserto de emergência. Além disso é bom usar uma mochila, porque elas não tem espaço pra nada. Nem bagageiro.
Mas algumas coisas nas Speeds são insubstituíveis: O peso (alto em relação as atuais, mas bem aceitáveis) e o sistema de marcha: Muito franco, simples e que permite encarar subidas ingremes com certa facilidade.
Como disse: Bicicleta é um caso de amor. Eu tenho três derivadas da Caloi-10 e adoro. Mas não recomendo. Elas tem certas manhas que é bom tomar cuidado. Mas se você está afim, nos encontramos para um pedal.
Outra boa bicicleta que se encontra pra uso diário é a Barra-Forte ou Barra-Circular. São bicicletas pra uso geral, com bom espaço para garoupa (carona), bagageiro, paralamas que ajudam muito em dia de chuva e uma durabilidade lendária. Dizem até que Pedro Alvarez Cabral usou uma ao chegar no Brasil.
É uma ótima opção pra rua, apesar dos freios exigirem boa regulagem e serem demasiadas pesadas, mas encontra-se baratas e, como escrevi, idade não é problema. Pena que não tem marchas, então é força nas gambitas e sem pressa.
As montain bike são as preferidas pra uso diário e realmente procede. Eu nunca tive sorte com Montain-Bike, mas isso deve ser karma. Existem boas opções de tamanho, custo e todas possuem marcha. Escolha uma que tenha a relação de marcha para as caracterisiticas de seu trajeto. É muito comum pessoas comprarem bicicletas com marcha para subida e usarem no plano. O ideal é que vc consiga manter uma velocidade baixa/media no plano a 60/70 pedaladas por minuto. Se estiver pedalando demais, vá subindo as marchas.
Eu tambem aconselho dar uma "olhada" se a correia fica relativamente paralela quando na macha mais leve, mais que isso pode ser desperdicio de energia.
Lembre-se Montain Bike é bicicleta pra subir montanha, sempre nas pedaladas constantes e firmes. Usar na cidade é outro caso, por isso não vá pensar que uma ótima Montain Bike é uma boa Street-Bike - A menos que você more em Poços de Caldas !
Outra opção são as bicicletas femininas. Não tem problema se você é homem, macho e não usa nem palito de dentes rosa. As bicicletas femininas, classicamente, são aquelas que não possuem o "cano" entre o selim e o guidão. Isso porque facilitavam as moças pedalarem com saia. As mais antigas ainda possuiam proteção na roda traseira, contra a entrada da barra da saia.
Existem algumas bicicletas feminas clássicas, como a Ceci. Uma bicicleta fenomenal. Leve, com otimo espaço para bagagens - Inclusive na caracteristica "cestinha" dianteira, confortável e fácil de manutenção. Por ser destinada ao público feminino, em geral tem enfeites floridos, mas existe o modelo cinza sem acabamentos que pode ser usada por homens sem problemas.
A Monark produziu a Ipanema nos anos 80. Também otima bicicleta, inspirada nas inglesas mais antigas.
A Ceci tem muitas partes da Caloi-10, mas não possuí marchas, mas acho que é possível adaptar uma. Alias, nunca vi uma bicicleta feminina classica com marchas ...
Existiu a versão masculina da Ceci, a Peri. Uma bicicleta impressionante. Perfeita em quase todos os aspectos. Mas muito rara atualmente. Tinha até bolsa pra levar raquetes - Isso nos anos 80. Nunca mais.
Mas se você é tão macho que não pode nem pensar em usar uma bicicleta feminina, sua bicicleta é a Monark Homem !
Isso mesmo, Homem ! Existiram várias versões. Eu tenho uma Homem III. É a sintese da simplicidade. Freio a contra-pedal traseiro, sem marcha, sem frescuras. Com poucos ornamentos e um tradicional adesivo xadrez no quadro.
Pesada, aro 28, bastabte alta, bicicleta pra macho !
Não imagino as BMXs e Caloi-Cross como bicicletas pra uso diário, mas sei de pessoas que as usam.
Um outro aspecto a se pensar é se é possível acomodar sua bicicleta no seu carro. As vezes são necessários "translados" e você pode ficar decepcionado. Os cubos rápidos ajudam, mas é bom saber como colocar a bike no carro. Se a coisa apertar (literalmete), troque de carro.
Então é isso. Escolha uma bicicleta que se adeque as suas necessidades e se não combinar, troque. Uma hora você acerta !
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
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2 comentários:
Eu acho que em se tratando de "Brasil" bike de cidade tem que ser baseada em uma MTB. Bikes como Barra forte não permitem deslocamento rápido, seja pelo peso, ausência de marchas e pela geometria. É muito usada pelo preço , nem posso culpar a falta de informação pois qualquer coisinha melhor já beira os 1000 reais.
Falando das antigas, acho que uma bike antiga, que pesa mais de 20 Kg não deveria ser chamada de fantástica simplesmente por ser antiga, rara ou resistente. É um veículo de desempenho muito restrito e que é resistente tão somente por ser feita de material grosseiro e quase não ter peças para quebrar, simplesmente por isso. Igual FUSCA!
Hoje uma bike com bom quadro de aluminio, de boa geometria, leve, com peças simples e acessórios como as da Caloi City e a bike da foto estariam de bom tamanho para a cidade e até viagens.
Aqui em minha cidade, as Barra-Forte dominam... Pela cidade ser basicamente plana e as distancias a se percorrer menores que 20 km dá pra usar numa boa.
Se eu teria ? Nao. Mas sei quem tem e nao troca e nao vende. E usa mais que eu uso minhas C-10 e M-10.
Como proprietario de Fusca e amante de tudo que durou mais que trinta anos, respeito sua opiniao e acho que vc tem certa razao. Mas continuo achando as Monarks dos anos 50, as Philips e Gorichs maquinas fantasticas.
O pedal nos une Zebedeu !
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