terça-feira, 9 de outubro de 2007

Regras do ciclista - Parte II : Siga o fluxo do transito (Ou ande na mão correta)

Bom, isso era pra ser lei, mas acabou virando regra e atualmente é excessão a regra.

Os ciclistas acham que andando na contra-mão, terão mais chance de ver um problema e se desviar dele. Engano. Puro engano. Eu sei que a sensação de andar com um onibus fungando no seu cangote não é das mais agradáveis, mas andando no sentido contrário, você está dizendo ao mundo: Deixe que eu me viro, não se importem comigo.

Um motorista num cruzamento olha para o lado que tem trafego, raramente olha para a contramão e muitos acidentes acontecem daí. O mesmo ocorre pra quem está saindo de uma vaga de estacionamento ou de garagem.

Ciclista já é um bixo virtualmente invisível, andando na contramão então, é mais invisível ainda.

Como toda regra, existem excessões. Excepcionalmente, numa rua de pouquíssimo movimento, em situações extraordinárias, você pode trafegar, em baixa velocidade, com todo o cuidao, na contramão. Mas que isso seja excessão e nunca regra. O correto mesmo é desmontar da bicicleta (desmontar da bicicleta significa descer da bicicleta e empurrá-la e não avançar sobre ela armado de chaves de fenda e chaves de boca).

Pra diminuir esta impressão horrível de andar sem saber o que vem por trás, inventaram um equipamento muito interessante e que deve pegar. Se chama: Espelho retrovisor. Raramente vejo uma bicicleta usando um. Pra ser sincero, nem as minhas tem, mas é útil.

Nenhum comentário: