terça-feira, 15 de abril de 2008

Regras do Ciclista - Como escolher seu caminho.

Bom, não é sempre que dá, não é todos que podem, mas sempre que você puder ou der pra escolher entre um caminho e outro, opte pelo mais seguro.

Não é muito fácil tomar esta decisão porque o caminho mais seguro, muitas vezes é o mais longo e também não é nada fácil decidir o que é um caminho seguro, mas vamos a algumas dicas de quem já pedalou (e ainda pedala) muito e com poucas cicatrizes pelo corpo.

Bom, primeiro é bom ter em mente que nem sempre tranquilo quer dizer seguro e nem sempre seguro quer dizer tranquilo. Uma via no meio de um engarrafamento pode ser muito mais segura que uma rua deserta.

Alias ruas desertas são perigosissimas. Motoristas e motoqueiros acham que ruas desertas são eternamente desertas e por isso abusam e muito das leis de trânsito e da fisica. Um amigo meu, que tinha mais de cincoenta anos de pedal sem nenhum problema foi colhido por um motoqueiro numa rua praticamente deserta. O motoqueiro achou que a rua estava deserta e resolveu empinar e pegou este senhor ! A colisão foi fatal.

Cruzamentos são fatais aos ciclistas. Aquilo escrito PARE é lido por motoristas como "Reduza a velocidade se não estiver com pressa, de uma olhadinha e acelere. Caso o veiculo que estiver vindo na perpendicular tiver potencia igual ou inferior a do seu carro continue acelerando. Pare apenas se o veiculo na preferêncial for muito maior, muito mais potente ou muito mais caro que o seu !".

Estou exagerando ? Outro dia fiquei esperando minha esposa, proximo a uma esquina e contei em cerca de 20 minutos, apenas 2 carros realmente parando para olhar e não olhando pra parar.

Como bicicleta é um bixo virtualmente invisivel é muito perigoso levar um carro pra passear na garupa.

Então, muito cuidado em cruzamentos. Mesmo que a preferencial seja sua. Esse negócio de reclamar não adianta muito com o braço quebrado ou coisa pior.

Eu uso uma regrinha para escolher meus cruzamentos "favoritos" para me arrepiar. Como posso fazer praticamente os mesmos trajetos sempre, observo se aparecem restos de setas ou farois pelo chão. Se aparecem significam que são cruzamentos onde o Pare não é respeitado.

O fenomenos de massa explicam porque alguns cruzamentos são preferidos para estas infrações.

Esquinas com casas recuadas da guia são otimas, você consegue ver mais longe o que está acontecendo. Vitrines envidraçadas também ajudam. Espelhos de carros também, mas essa febre de vidros escuros atrapalham.

Outra coisa que deve ser alarme são dispersões aos motoristas. Telas fluorescentes, Outdoors com moças semi-nuas (ou rapazes), carros diferentes, acidentes e outros fenomenos podem desviar a atenção do motorista do ciclista (que lembre-se, em geral é invisivel).

Não vamos falar de celular, pelo menos por enquanto.

Hoje eu vinha vindo e uma equipe do departamento de aguas interditou uma rua para efetuar manutenção. Alguns motoristas se sentiram no direito de ir pela contramão.

Isso é muito comum e é um alarme. Se vc ver alguma rua interditada, redobre sua atenção pois a lei de excessão pode estar instalada nos arredores.

Outra coisa que eu procuro para meus caminhos é sombra de árvores e ruas onde posso, numa emergência levar a bicicleta no braço. Procuro também conhecer as bicicletarias próximas, telefones públicos e outras coisas que podem ser uteis em caso de aperto.

E em geral no aperto você não pensa e é bom ter isso já na veia.

Também eu tenho algumas rotas "de fuga", para o caso do meu caminho preferido estar obstruido, ou eu com vontade de variar.

E se para fazer seu caminho ideal você vai ter de pedalar mais, não se preocupe. Você está ajudando o planeta, queimando calorias a mais e ainda por cima variando a paisagem.

Aproveite para ver aquele grafite na parede, aquela casa antiga, aquele gato na garagem que se você estivesse de carro, não veria.

E a proposito: Não tenha medo de subidas. Treine para superá-las para que elas façam parte de seu caminho com naturalidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, li seu texto "Regras do Ciclista - Como escolher seu caminho." E gostaria de acrescentar que o maior inimigo do ciclista, são os motoqueiros na sua grande maioria. Comecei à pedalar à dois meses indo para o trabalho, devido ao trânsito caótico na minha cidade e por levar uma vida sedentária, já que exerco a função de Assit.Adm. Ressalto que não tenho nada contra motoqueiros, porém, a maioria não respeitam as leis e muito menos os que integram o trânsito, eu próprio, quase fui atropelado por um deles recentemente,mas, nada que me traumatizasse aoi ponto de desistir de pedalar, muito pelo contrário, continuo recomendando a pedala à todos na intenção de melhorar o trânsito, a vida social e o condicionamento físico...