segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como tratar amadoristicamente os ciclistas de sua cidade.

Sempre que vou ao centro de Rio Claro com minha bike, deixo no estacionamento Pitoli. Eles tem um bicicletário bem pequeno, vertical, que comporta no máximo quatro bikes. Mas gosto deles. Eles tratam bicicleta com o respeito que merece.

Imprimem canhotinho, recolhem na hora de pegar a bike e cobram. É o menor preço da casa, cerca de R$ 1,00 por hora. Mas tratam a bike como tratam a moto, o carro, a pickup que custou uma nota !

E mostram o profissionalismo. Quando eu vou de carro ou moto o tratamento é identico - exceto quando vou com o fusca que o dono sempre quer ver e conversar, porque ele tem um igualzinho.

Isto posto. Hoje fui pro outro lado do centro e resolvi experimentar o serviço para as bicicletas da concorrência. Não anotei nomes e endereços, mas isso pouco importa agora.

No primeiro estacionamento, cheguei e perguntei se eles aceitavam bicicleta. A moça perguntou se eu ia demorar (Ah?), respondi que sim e ela falou - "Deixa ali naquele canto". O tal canto tinha restos de construção, um lugar sem cuidado nenhum, ao sol. Perguntei se eles não tinham bicicletário, ela respondeu que não. Agradeci e saí.

Quando estava montando na bicicleta, a moça me falou - "Se o sr. quer bicicletário, ali em baixo tem um estacionamento que tem".

Este tal estacionamento já havia aceitado minha bike há uns meses atrás quando o pneu estourou.

Voltei lá e perguntei

- Vc tem bicicletário.

- Tem sim sr. Lá no fundo, "ás" direita - Me respondeu o senhor.

Um estacionamento bem espaçoso, com lava rápido, algumas motos e o tal bicicletário. Comporta umas 10 bicicletas, também vertical. Com o aviso "Travar as bicicletas".

Travei, passei no caixa e perguntei se tinha algum canhoto.

- Não sr. é só deixar travada.

Obrigado e vamos andar...

Andei, vi grosserias no transito, agressões verbais e aquelas coisas que insisto em não me acostumar.

Almocei, fui ao banco e voltei pegar a bike.

O bicicletário estava mais cheio agora. O tal senhor perguntou alguma coisa sobre minha bicicleta, sobre o pneu aro 27, sobre o conforto de usá-la na cidade.

Conversamos um pouco, agradeci e ia saindo quando ele me falou - "Então, sempre tem um gastinho, né, agente fica responsável pela bicicleta, então se o sr puder dar um dinheirinho".

Acho justíssimo pagar pelo serviço e paguei. Mas creio que não volto lá. Esse amadorismo no tratamento a bicicleta me tira do sério. Para carros e motos, temos preço afixado e somos burocráticos, mas para a bicicleta, qualquer "trocadinho" ajuda.

Infelizmente isso é regra. Por outro lado é um lugar que aceita uma bicicleta e deixa-a protegida de roubo e do sol.

Se você não é tão chato como eu e não quer gastar muito, é uma boa opção.

Pretendo experimentar outros estacionamentos e divulgar os resultados...

Um dia ...

Nenhum comentário: