segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Balanço da primeira semana.

Algumas pessoas que encontrei e que viram a reportagem da EPTV, acham que eu pretendo deixar meu carro parado para sempre e utilizar só a bicicleta.

Que é um sonho, sem duvida é, mas esbarra em alguns problemas. Primeiro que não estou ainda na forma fisica que sempre quis e segundo que tenho meus compromissos familiares.

O que pretendo de fato é reduzir o uso do carro ao mínimo indispensável e tentar identificar no meu dia-a-dia os momentos em que o carro não é necessário.

A ideia é muito simples: A bicicleta ser a escolha principal e o carro ser usado quando não tiver outra opção.

Na semana do dia 4 a 8 de Janeiro fiz o trajeto casa/trabalho/casa 10 vezes (ida de manha pro trabalho, volta pra casa na hora do almoco, volta para o trabalho, volta pra casa a tarde). Como este trajeto é de 7,5 km em media, na semana eu percorro 150 km.

Na semana passada, fiz este trajeto 8 vezes de carro contra duas de bicicleta. As duas vezes foram na hora do almoço. Deixei o carro no estacionamento da Unesp e fui pra casa e voltei de bicicleta. Fiz isso na segunda e na quarta-feira.

O tempo na bicicleta, fazendo este percurso foi de aproximadamente 2 horas o que dá uma média de 14 km/h.

Enquanto no carro percorri 120 km a uma velocidade media de 23,5 km/h (a velocidade media na rua é absurdamente baixa com o carro e olha que estamos no periodo de férias). Com isso fiquei mais ou menos duas horas e meia dentro do carro.

A economia no gasto de combustivel foi de aproximadamente R$ 7,35 nesta semana.

Ainda são numeros timidos, eu sei, mas é o que tenho até agora.

Pra este semana que se inicia, os planos são de dobrar o tempo de uso da bicicleta. Aguardem...

Mas deixo a pergunta: Você seria capaz de identificar os momentos em que seu carro é um peso para você? Tente !

Nenhum comentário: