terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A Reforma de Joss

Joss já estava pedindo uma reforma há muito tempo. Com esta idéia de enfrentar o transito, sol e chuva com bicicleta, nada mais justo que dar um banho de tinha na pobre coitada.

O primeiro passo foi remover a tinta. Tentei com lixa, mas percebi que seria uma tarefa ingrata, então recorri aos profissionais. Levei até a empresa Decorjato aqui de Rio Claro (Rua 1-A, 860 Fone (19) 3523-4749). Os caras fizeram um trabalho bem prof. Veja como ficou Joss só na cobertura fosforizada (acho que é este o nome do tratamento que se dá ao quadro).,


Estes cantos amarelados acho que é alguma proteção a solda e não pode ser removido, mas também não prejudicou o resultado final.

Se não me falha a memória o trabalho custou R$ 35,00 !

Depois chegou a hora de pintar.

Em geral o que se faz é comprar uns tubos de tinta em Spray e aplicar na magrela. Isso é barato e gostoso de fazer, porém a pintura não dura nada. Qualquer batidinha e lá se vai a pintura.

Resolvi experimentar a pintura eletrostática.

Levei no Emmerson (Rua 8-A, 298 Fone (19) 3523-8455). Também trabalho de primeira.

Ele me explicou que a pintura eletrostática tem menor brilho em relação à convencional e ele não possuí um leque muito grande de cores - talvez por ter uma clientela restrita, sei lá. E além disso, pinturas pequenas dependem da disponibilidade da máquina. Como eu queria em Preto e a maquina dele estava usando prata, ele teria de parar a maquina, limpar toda a tinta (que é em pó neste caso) e remontá-la, mas se eu tivesse paciência de esperar ele terminar a encomenda das peças em prata, que ele faria para mim.

Aceitei e nem meia semana depois estava pegando a bicicleta.

Olha o resultado...


Detalhe do quadro:

O trabalho ficou em R$ 50,00 !

Valeu cada centavo !

Em tempo: A maior parte da desmontagem eu mesmo fiz, a corrente e outras peças que exigem ferramentas e experiencia deixei a cargo do meu mecanico de confiança, o Alexandre do Motocar (Av-24-A, 427 Vila Alemã (19) 3523-4660)

Conheço o Alexandre desde que ele era pequeno... Quer dizer, pequeno ele ainda é, desde que eramos crianças... Ele é o cara na hora de ajustar minhas bicicletas... E sempre com um sorriso no rosto. Grande (pequena) figura !

E não cobrou nada pra fazer a desmontagem... Vai cobrar a montagem provavelmente, mas isso contarei depois ...

A bicicleta já tá adesivada, mas isso conto em outro POST.

Nenhum comentário: