sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Minha Caloi SS3 foi pra restauro !

Ontem levei finalmente minha Caloi SS3 pra restaurar. Aproveitei para conhecer uma pessoa fantastica: Sr. Clovis o restaurador.

É engraçado que eu o imaginava bastante diferente. Como fazemos espectativas falsas.

O homem tem bicicletas fantasticas esperando restauração.

Minha vontade era restaurar esta eu mesmo, mas por falta de tempo e de espaço, deixei com este renomado restaurador. Ele está com muitas peças atrasadas, então vou ter de ter paciência.

Estou cogitando a possibilidade de me desfazer de Joss e comprar uma bike aro 26 pra andar na cidade ... Mas isso pro ano que vem.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Tarado por bicicleta é pouco !

Tá certo que minhas bicicletas tem nomes de mulheres, tá certo que o ciclista estabelece um contato fisico com sua bicicleta, tá certo que o grupo IRA! já sacaneou este envolvimento (com a divertida cançao "Selim"), tá certo que o filme "Garotas procuram ..." já insinuava algo a respeito de um relacionamento, digamos, mais intimo com uma bicicleta, mas um ingles se superou e foi preso por fazer sexo com sua bicicleta...

Leiam a reportagem da BBC:

Britânico é condenado por fazer sexo com bicicleta
O britânico Robert Stewart foi condenado a três anos de prisão em regime aberto depois de ser flagrado fazendo sexo com uma bicicleta no abrigo onde morava, em Ayr, na Escócia.

Stewart, de 51 anos, admitiu ter agido de maneira inapropriada, simulado sexo e violado a paz com uma ofensa sexual e teve seu nome incluído no cadastro de pessoas condenadas por crimes sexuais - que inclui estupradores e pedófilos - por três anos.

O britânico foi denunciado depois que as faxineiras do Aberley House Hostel, um abrigo do governo que acomoda pessoas que não têm onde viver, o flagraram com a bicicleta e pediram ao gerente que chamasse a polícia.

"Elas bateram na porta do quarto diversas vezes e não houve resposta. Elas usaram a chave-mestra para abrir a porta e se depararam com o acusado vestindo apenas uma camiseta branca, nu da cintura para baixo", disse o promotor Gail Davidson ao tribunal.

"O acusado estava mexendo os quadris para frente e para trás simulando sexo."

Na hora da sentença, o juiz Colin Miller disse a Stewart: "Em quase quatro décadas trabalhando com a lei, eu achava que tinha visto todo tipo de perversão conhecido pela humanidade, mas essa é nova para mim. Eu nunca tinha ouvido falar de um 'tarado por bicicletas'".

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Como colocar uma Caloi-10 num fusca em menos de 5 minutos:

00:00:00 - Bicicleta esperando pra passear de carro.


O desafio: Colocar uma bicicleta Caloi-10, aro 27 na parte interna de um fusca... Felizmente minha Caloi tem cubos de blocagem rapida.

O problema é que preciso deixar o carro na oficina e sair de lá pedalando... E ainda nao tenho uma Dahon !!!!


00:03:00 - Pronta pra embalar ...


Sem usar ferramenta alguma, ela ficou assim... Perdi um tempinho porque as travas estavam muito apertadas...






00:05:00 - Estamos na rua, de bicicleta e poluindo o ambiente ...

Tudo devidamente acomodado dentro do carrinho, famoso pela falta de espaço. Daria até pra levar um carona...

Não é uma Dahon, mas meu carro tambem não é um Gurgel Supermini ! Então, por enquanto tá tudo certo !

Bike it !

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sonho de consumo ! (Ou seus problemas acabaram)


Se você é como eu. Tem um carro pequeno, adora pedalar e odeia ter de deixar o carro em algum lugar (oficina, posto de gasolina, lava rapido que de rapido nao tem nada) e voltar a pé.

SEUS PROBLEMAS ACABARAM !!!!!

Não é de hoje que um cidadão inventou uma bicicleta que pode ser dobrada, colocada no carro e remontada em poucos segundo. Minha irmã teve uma Monark deste tipo no idos dos anos 70. A Berlineta tambem fazia isso.

Mas a novidade é que agora estas bicicletas são muito leves, ageis e com a gasolina com o preço que tá (e tende a subir), é uma opção bem legal !

Existem várias opções, mas a mais recomendada pelos especialistas é essa aí: A Dahon ...

Pesando apenas 12,5 kg e com carinha de bicicleta de comédia do Mr. Bean, a bicicleta, aro 20, é pau pra toda obra. Tem gente que faz um trecho de onibus, desembarca num ponto, monta a bike e continua o trajeto. Outros fizeram viagens inteiras com ela, dobrando-a e levando para o hotel.

Ela pode ser montada em 30 segundos e custa cerca de R$ 900,00 no Brasil. Mas ainda são um tanto raras por aqui.

Eu ando sonhando mil aplicações com uma destas... Ainda não comprei a minha, ainda ... :)

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Faixa exclusiva para bicicletas.


O que dá pra ver na foto: Uma rua tranquila, larga, arborizada e com uma faixa exclusiva para ciclistas. Novinha, pintada e bem sinalizada.

O que não dá pra ver na foto: Que educação não se faz por decreto. Neste local ou próximo a ele, morreram nos últimos meses pelo menos dois ciclistas colhidos covardemente por motoristas dirigindo em alta velocidade. Outra vitima neste local após discussão de transito e uma moça vitima num carro em alta velocidade, a vitima estava sem cinto de segurança ! Neste local que eu tirei a foto, tem marcas de pneus que fizeram seus "zerinhos" - Dá pra vê-las invadindo a ciclovia.

Agora a prefeitura implantou uma série de lombadas pra deter os acidentes.

Tomara que consiga.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Regras do ciclista - Parte II : Siga o fluxo do transito (Ou ande na mão correta)

Bom, isso era pra ser lei, mas acabou virando regra e atualmente é excessão a regra.

Os ciclistas acham que andando na contra-mão, terão mais chance de ver um problema e se desviar dele. Engano. Puro engano. Eu sei que a sensação de andar com um onibus fungando no seu cangote não é das mais agradáveis, mas andando no sentido contrário, você está dizendo ao mundo: Deixe que eu me viro, não se importem comigo.

Um motorista num cruzamento olha para o lado que tem trafego, raramente olha para a contramão e muitos acidentes acontecem daí. O mesmo ocorre pra quem está saindo de uma vaga de estacionamento ou de garagem.

Ciclista já é um bixo virtualmente invisível, andando na contramão então, é mais invisível ainda.

Como toda regra, existem excessões. Excepcionalmente, numa rua de pouquíssimo movimento, em situações extraordinárias, você pode trafegar, em baixa velocidade, com todo o cuidao, na contramão. Mas que isso seja excessão e nunca regra. O correto mesmo é desmontar da bicicleta (desmontar da bicicleta significa descer da bicicleta e empurrá-la e não avançar sobre ela armado de chaves de fenda e chaves de boca).

Pra diminuir esta impressão horrível de andar sem saber o que vem por trás, inventaram um equipamento muito interessante e que deve pegar. Se chama: Espelho retrovisor. Raramente vejo uma bicicleta usando um. Pra ser sincero, nem as minhas tem, mas é útil.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Biocombustiveis ...

Biocombustíveis está na moda e nosso presidente está vendendo-o para muitos paises do mundo.

Será que ele já parou pra pensar que o veiculo a biocombustível mais antigo que existe é a bicicleta.

Movida a arroz e feijão ! ;)

Regras do ciclista - Parte I : Olhe para onde você vai

Parece meio obvio, mas quando você está pedalando, você deve manter a máxima atenção a frente de você, ou seja: Olhe para frente.

Outro dia precisei ir ao hospital e vi um ciclista chegando com o rosto todo machucado porque estava olhando para trás, não viu um carro parar e caiu na caçamba da caminhonete. Perdeu um dente !

As coisas mudam muito rápido no trânsito e um carro rápido se transforma em carro parado em uma fração de segundo. As tentações para olhar para os lados e para trás também são muitas: Carros, cartazes, propagandas, pessoas discutindo, pessoas bonitas, pessoas conhecidas. Você vira o pescosso e quando volta a olhar para frente o mundo mudou.

É claro que em caso de conversão, é necessária aquela estratégica olhada pelo ombro. Mas rápida e profunda. E de preferência parado. É melhor guardar uma imagem mental da cena de fundo e olhar pra frente e continuar assim.

É importante também olhar e ver, ou seja, entenda o que está vendo. Analise se um carro ou pessoa tem condição de te ver, se está querendo mudar de direção - Houve um tempo em que veiculos automotores utilizavam um acessório interessante chamado seta que indicava a direção pretendida pelo motorista, infelizmente ou os carros não saem de fabrica mais com este acessório ou os motoristas estão ocupados demais com o celular para poderem acioná-la. Pense na rua como um jogo de xadrez que você tem que ver os movimentos de seu oponente para escolher os seus passo.

Cuidado também com situações em que não há perigo. Estas são as mais perigosas. Uma vez peguei uma rua praticamente infinita, plana, não tinha um carro. Decidir ver até quanto eu acelerava. Fui pedalando, pedalando, acelarando, sprinte, passei a olhar o velocímetro ao invés da frente (Não tem o que dar errado, o carro mais próximo está a kilometros daqui), quando senti uma puxada violenta no guidão, me esforcei pra estabilizar, enquanto o cerebro pensava - MEU DEUS, O QUE ESTÁ ACONTECENDO ? UM CARRO ME BATEU ?!

Algumas dezenas de metros depois consegui estabilizar e parar. A pancada foi tão forte que deslocou a roda no cubo.

Depois de parar, respirar, se acalmar e tentar pensar, encontrei o culpado: Um buraco de uns 10 cm de boca. Único, solitário, naquele mar de asfalto.

O desgraçado entrou na minha frente no exato momento em que eu olhava o velocímetro.

Lembre-se a Lei de Murphy é implacável !

A propósito, o cara que perdeu o dente, no início deste POST estava olhando para uma menina da escola. Ela acabou o socorrendo e levando ele ao hospital - MICO PURO !

Regras do ciclista - Introdução.

Como escrevi em posts atrás, bicicleta é um veiculo sem leis, mas com muitas regras.

Não que não existam leis de trânsito aplicáveis as bicicletas, mas na prática, nunca são empregadas, por falta de regulamentação, conhecimento dos fiscais de transito, etc.

Então vou fazer alguns posts sobre as regras que o ciclista deve ter em mente ao pedalar pela cidade. Não serão em ordem de prioridade, ao final farei um resumo.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Rua arborizada !

Esta é a via da Saudade em Rio Claro. Totalmente arborizada de ponta-a-ponta. Um dos lugares mais bonitos da cidade, nunca é apontado como ponto turistico, talvez pela presença do cemitério municipal, mas é um oasis de sossego no meio do caos do transito - E aqui é caos mesmo !

A luz do Sol passa com dificuldade pelas árvores, por isso não consegui fotografar com a Vivostar, tive de usar minha Olympus X-760.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Bela Bike

Outro dia, pedalando vi esta belíssima bicicleta de um companheiro de pedal. A foto não foi feita com a Vivostar tradicional, esta foi com uma Olympus X-760, uma excelente câmera.

O dono alega pedalar 400 km initerruptos com ela !

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Uma boa bicicleta pra cidade.


Aqui no Brasil, o conceito de City-Bike não pegou ainda, mas veja o que você pode encontrar na Europa:

Uma bicicleta com marchas (pelo angulo da corrente deve suportar boas subidas), selim confortável e paralamas para não sujar as costas com barro.


Outro modelo muito popular na Europa é a Condor. Um falecido professor (Veja o Post Metro Linha 743 aqui )daqui da Unesp tinha uma destas.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Como escolher sua bicicleta !

Escolher uma bicicleta é como escolher um time de futebol pra torcer. Palmeirenses vão dizer que o Palmeiras é o melhor, Sãopaulinos dirão das campanhas historicas do São Paulo e só os Corintianos é que tem razão - Graças a Deus.

Mas se você está lendo estas linhas é porque você está em dúvida sobre algum aspecto na hora de escolher sua bicicleta e talvez os inúmeros artigos disponíveis na internet não lhe serviram. Então ai vai minha breve contribuição de forma prática e nada cientifica.

Vamos partir do princípio que você não tem muito dinheiro para gastar. Sim, porque tendo muito dinheiro, basta gastá-lo e terá uma ótima bicicleta. Mas você não é destes. Tá afim de uma bicicleta pra dar umas pedaladas e curtir o vento no rosto !

Existem algumas vantagens obvias em se comprar uma bicicleta barata ou muito barata. A principal delas é não gastar muito dinheiro. Mas além desta, existem outras não tão obvias, como você ter mais liberdade para experimentar seus dotes de mecânico, coisa que você não ousaria em uma bicicleta que custa o preço de um carro popular zero kilometros. Além disso, uma bicicleta barata pode ser vendida, caso não se adeque ao dono, você não vai ficar neurótico achando que alguem poderá roubá-la - Mas lembre-se: Bicicletas baratas também são roubadas. Por isso cuidado onde deixa sua magrela e principalmente, ao comprar exija nota-fiscal ! Com isso você inibe o roubo de outras bicicletas - E a sua própria.

Parece meio obvio também, mas é sempre bom lembrar. Se você não é um gigante, não compre uma bicicleta grande demais. Você viu aquele cara passando a 200 km/h por você com o Selim a 1,5 m do chão e pensou: Selim alto é o que há ! De fato, mas a altura ideal do selim é aquela que você consegue pedalar com pequena flexão do tornozelo, sem "rebolar" o quadril.

Bicicletas acima de sua capacidade além de causar problemas no quadril, é um perigo numa freada brusca - Voce não alcança o chão e catapul !

Bicicletas abaixo de sua capacidade causam problemas nos joelhos e cansam mais as pedaladas.

O guidão, também é uma questão de gosto. As Speeds, Sprintes ou Chifre de Bode (tipo Caloi-10) podem ser boas para competições, mas na cidade limitam muito seus movimentos, sua visão e principalmente, se você tiver uma barriguinha - Quem não as tem, você vai pesá-la sob sua coluna e numa pedalada muito longa - leia-se 100 km, você vai sentir dores nas costas.

Outra caracteristica das Speeds que as limitam ao uso urbano é seu pneu, o famoso Jet-Caju. Aro 27 de 60 libras de pressão, os Jet-Caju são otimos para pavimento muito limpo, mas são ruins para buracos e pavimento de terra/areia. Além disso estão ficando relativamente raros nas bicicletarias, o que complica um conserto de emergência. Além disso é bom usar uma mochila, porque elas não tem espaço pra nada. Nem bagageiro.

Mas algumas coisas nas Speeds são insubstituíveis: O peso (alto em relação as atuais, mas bem aceitáveis) e o sistema de marcha: Muito franco, simples e que permite encarar subidas ingremes com certa facilidade.

Como disse: Bicicleta é um caso de amor. Eu tenho três derivadas da Caloi-10 e adoro. Mas não recomendo. Elas tem certas manhas que é bom tomar cuidado. Mas se você está afim, nos encontramos para um pedal.

Outra boa bicicleta que se encontra pra uso diário é a Barra-Forte ou Barra-Circular. São bicicletas pra uso geral, com bom espaço para garoupa (carona), bagageiro, paralamas que ajudam muito em dia de chuva e uma durabilidade lendária. Dizem até que Pedro Alvarez Cabral usou uma ao chegar no Brasil.

É uma ótima opção pra rua, apesar dos freios exigirem boa regulagem e serem demasiadas pesadas, mas encontra-se baratas e, como escrevi, idade não é problema. Pena que não tem marchas, então é força nas gambitas e sem pressa.

As montain bike são as preferidas pra uso diário e realmente procede. Eu nunca tive sorte com Montain-Bike, mas isso deve ser karma. Existem boas opções de tamanho, custo e todas possuem marcha. Escolha uma que tenha a relação de marcha para as caracterisiticas de seu trajeto. É muito comum pessoas comprarem bicicletas com marcha para subida e usarem no plano. O ideal é que vc consiga manter uma velocidade baixa/media no plano a 60/70 pedaladas por minuto. Se estiver pedalando demais, vá subindo as marchas.

Eu tambem aconselho dar uma "olhada" se a correia fica relativamente paralela quando na macha mais leve, mais que isso pode ser desperdicio de energia.

Lembre-se Montain Bike é bicicleta pra subir montanha, sempre nas pedaladas constantes e firmes. Usar na cidade é outro caso, por isso não vá pensar que uma ótima Montain Bike é uma boa Street-Bike - A menos que você more em Poços de Caldas !

Outra opção são as bicicletas femininas. Não tem problema se você é homem, macho e não usa nem palito de dentes rosa. As bicicletas femininas, classicamente, são aquelas que não possuem o "cano" entre o selim e o guidão. Isso porque facilitavam as moças pedalarem com saia. As mais antigas ainda possuiam proteção na roda traseira, contra a entrada da barra da saia.

Existem algumas bicicletas feminas clássicas, como a Ceci. Uma bicicleta fenomenal. Leve, com otimo espaço para bagagens - Inclusive na caracteristica "cestinha" dianteira, confortável e fácil de manutenção. Por ser destinada ao público feminino, em geral tem enfeites floridos, mas existe o modelo cinza sem acabamentos que pode ser usada por homens sem problemas.

A Monark produziu a Ipanema nos anos 80. Também otima bicicleta, inspirada nas inglesas mais antigas.

A Ceci tem muitas partes da Caloi-10, mas não possuí marchas, mas acho que é possível adaptar uma. Alias, nunca vi uma bicicleta feminina classica com marchas ...

Existiu a versão masculina da Ceci, a Peri. Uma bicicleta impressionante. Perfeita em quase todos os aspectos. Mas muito rara atualmente. Tinha até bolsa pra levar raquetes - Isso nos anos 80. Nunca mais.

Mas se você é tão macho que não pode nem pensar em usar uma bicicleta feminina, sua bicicleta é a Monark Homem !

Isso mesmo, Homem ! Existiram várias versões. Eu tenho uma Homem III. É a sintese da simplicidade. Freio a contra-pedal traseiro, sem marcha, sem frescuras. Com poucos ornamentos e um tradicional adesivo xadrez no quadro.

Pesada, aro 28, bastabte alta, bicicleta pra macho !

Não imagino as BMXs e Caloi-Cross como bicicletas pra uso diário, mas sei de pessoas que as usam.

Um outro aspecto a se pensar é se é possível acomodar sua bicicleta no seu carro. As vezes são necessários "translados" e você pode ficar decepcionado. Os cubos rápidos ajudam, mas é bom saber como colocar a bike no carro. Se a coisa apertar (literalmete), troque de carro.

Então é isso. Escolha uma bicicleta que se adeque as suas necessidades e se não combinar, troque. Uma hora você acerta !

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Contra-Mão


















Durante um breve pedal pela cidade (10 km) passei por inúmeros carros estacionados do lado proibido da rua. A maioria deles com seus propri(o)etários sentados ao volante a espreita de um carro da polícia aparecer, para sair. As ruas de minha cidade são relativamente estreitas e veículos estacionados erradamente comprometem o trânsito de bicicletas, pedestres, motocicletas e ônibus.


Este da fotografia foi dos meus preferidos. É possível ver uma vaga livre a esquerda da fotografia e o carro cinza a direita estacionado embaixo de uma placa de proibido estacionar - Que infelizmente não é visível na foto.

O maior inimigo de ciclistas no transito é a falta de educação. De motoristas, motociclistas, pedestres e de outros ciclistas. Eu tenho muito medo quando encontro outros ciclistas pela cidade porque a grande maioria conduz suas bicicletas de forma absolutamente aleatória. Entrando em contra-mão, mudando de faixa sem sequer olhar pelo ombro. Carros são relativamente previsíveis - Em geral vão fazer o errado, mas mesmo assim, previsíveis.

Bicicleta é um veiculo sem lei, mas com muitas regras. Me deterei ao assunto em breve.

Ipe amarelo na cidade azul...


















Rio Claro é conhecida como a cidade azul...

Pela cidade...












































quarta-feira, 20 de junho de 2007

As 10 regras de Ouro da Lomografia (por Bruno Accioly)

Se voce não sabe o que é Lomografia, é quase uma fotografia, mas é Lomografia.

Existe um belo artigo de Bruno Accioly que vc deve ler.

Leia : http://www.brunoaccioly.com.br/weblog_arq/000098.html

E saia por ai lomografando ...

terça-feira, 5 de junho de 2007

Bessie fazendo Off-Road

Grafite


Algumas cenas voce só nota se estiver numa bicicleta, andando calmamente pela cidade.
Este grafite é um exemplo.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Joss


Joss Stone é minha segunda bicicleta - De uso atual, não cronologicamente. Comprei quando fui vitima de catarata, isso com 23 anos. A visão periférica ficou muito ruim e a forma praticamente deitada das Sprintes não permitia que eu olhasse pelo ombro pra ver o transito. Então resolvi deixar Bessie original e comprar outra. Procurei muito e um amigo achou esta bicicleta Caloi-10, pra mim.
Ela estava em condições razoaveis, com cubo rapido, muitos componentes originais e a um preço tentador (R$ 50,00 que acabaram virando R$ 30,00 sem os pneus), mas tinha um garfo dianteiro tirado de Montain-Bike ! Inicialemente troquei apenas o sistema de freio e guidão pra pedalar numa posição mais "em pé". Depois de um tempo, encontrei o garfo original e troquei.
Acabei descobrindo uma ótima bicicleta. Muito mais leve que Bessie, muito bem regulada, acabei deixando Joss para uso geral. Atualmente é bicicleta faz-tudo.
Joss é uma polegada menos que Bessie e permite que se leve uma bomba de ar presa no quadro, sem nenhum suporte. Os pneus são Jet-Cajú de faixa amarela.
Estou restaurando uma terceira bicicleta, quando terminar esta, devo mandar Joss para um banho de tinta, que o antigo dono fez um serviço bem ruim.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Bessie Smith


Essa bicicleta é minha Monark-10 batizada de Bessie Smith. Bessie me acompanha desde o natal de 1985 (se não me falha a memória, foi neste ano). Mais de vinte anos de ótimos serviços prestados. Ela já teve muitos componentes trocados, mas mantém a carinha de original ! Com ela enfrentei muitas aventuras urbanas, como um Blackout total na cidade, uma tentativa de assalto, pneus estourados, meus 99 kg (agora peso 88 kg), as ladeiras de São Carlos, etc. Por volta de 1998 tive uma catarata na vista esquerda que me prejudicou muito a visão periférica e precisei ficar pelo menos dois anos sem pedalar. Depois de operado, a forma caracteristica de conduzir as bicicletas deste tipo (guidão Chifre-de-Bode ou Speed) me atrapalhava muito ver do lado da vista operada. Por isso comprei outra bicicleta, que contarei em outro POST. Depois que a visão se normalizou voltei pedalar minha fiel Bessie !

Minhas bicicletas sempre tem nome de cantoras de Soul/Blues.

It´s raining again.


Hoje o tempo não está bom pra pedalar. Muita chuva e fria de doer. Mas pedalar na chuva tem suas vantagens. Voce transpira menos ! Deve-se ter muito cuidado com oleo deixado por caminhões, principalmente no inicio da chuva e em curvas.
Além disso, bicicletas sem paralamas, deixam sujeira nas costas do ciclista.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Foto Noturna...


Sucumbi a uma foto colorida... Carros passando a noite numa rua muito movimentada.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Um velho muro, um galpão e um vagão

Atravessando na faixa

Rio Claro, 23 de Abril de 2007, as 13:30hs.

Pedalando e Fotografando ...

Este pequeno BLOG tem por objetivo mostrar fotos feitas em cima de uma bicicleta. Textos minimos. Fotos em Preto e Branco feitos com uma camera Vivostar de US$20,00 !