quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A bike que adoramos.



Nem vou enumerar todas as vantagens da bicicleta porque é chover no inundado.

Bicicleta é demais.

Mas precisamos pensar que a bicicleta tem várias faces e o poder publico deve pensar, se não em todas, em boa parte delas.

Pensar em política publica para bicicleta é falar em ciclovia. Mas não é só isso.

Primeiro uma consideração. Para o publico em geral, tudo é ciclovia, mas existem vários tipos:

Ciclovia é quando existe uma via, separada fisicamente da via de carros, onde as bicicletas são preferências e carros, motos e veículos automotivos são proibidos.

Existem ciclovias de lazer, que não levam de nada a lugar nenhum e são usadas para lazer, em geral nos finais de semana, para famílias pedalarem tranqüilas e sossegadas – Por vezes é usada também por patins e skates. Em Rio Claro a ciclovia de lazer mais conhecida e mais antiga é a que fica em frente ao aeroclube.

Existem as ciclovias de utilidade, transporte, translado, são aquelas que são usadas para transporte de pessoas que vão a escolas e para o trabalho ou destes para casa. Em Rio Claro a ciclovia de utilidade mais extensa é a que fica paralela a Av. 50.

Outro tipo é a ciclofaixa. Elas são faixas pintadas nas vias de carros, onde as bicicletas tem prioridade.

O estacionamento de carros sobre a ciclofaixa é proibido nestes locais.

A recente administração espalhou ciclofaixas pela cidade. Algumas sinalizadas com iluminação a noite, mas mesmo assim, ciclofaixas. Inicialmente critiquei asciclofaixas da cidade, mas agora tenho a dar a “pão a malpatória” que o negócio ficou lindo demais. Ainda reclamo da falta de fiscalização pois todos os dias temos carros estacionados sobre as ciclofaixas.

Alguns argumentam que a ciclovia segrega o transito, outros que a ciclofaixa não impõe o respeito da ciclovia. Eu particularmente amo as ciclovias, mais que as ciclofaixas, mas entendo a importância destas no transito.

A ciclofaixa é mais barata que a ciclovia.

Mas não para ai o apoio publico as bicicletas.

Um papel importante é a fiscalização. Tanto do respeito das ciclofaixas, quanto aos limites de velocidade. Pedalar sobre uma ciclofaixa com carros passando ao lado acima do limite de velocidade é ainda muito perigoso.

Outro fator é a criação, fiscalização e proteção aos bicicletários e incentivo as bicicletarias.

Mas não é só isso. Existe também a fiscalização dos ciclistas. Ciclista tem sim que ser fiscalizado, é papel da prefeitura. Um ciclista que não respeita a sinalização de transito, trafega na contra-mão, não respeita um pare, etc., pode não fazê-lo simplesmente por ser analfabeto ou por não saber dos perigos que estas atitudes podem lhe causar. A fiscalização, não precisa ser punitiva, mas educativa pode ser muito eficiente e salvar vidas.

Eventos de ciclismo e apoio ao ciclismo como esporte é um fator muito importante. A bicicleta passa a ser vista como algo de status, um objeto de desejo. Rio Claro conta com a equipe Velo/Seme de ciclismo de estrada e a FPMTB – Federação Paulista de Mountain Bike que trazem muito orgulho para quem pedala por aqui.

Eventos e apoio ao ciclismo de lazer. Passeios ciclísticos e desfiles são formas de colocar o motorista da semana para pedalar no fim de semana. Um ciclista de fim de semana vê os ciclistas da semana com outros olhos, ele respeita a bicicleta que vai a sua frente e pode, de uma hora para outra se juntar a eles – como eu fiz.

Algumas cidades vão a frente e fazem ou apóiam o aluguel de bicicletas.

Outro ponto é a construção de ruas pensando nos ciclistas. Um exemplo é a Avenida dos Costas, onde, quem sai do bairro Jd Paulista, sentido Inocop, de bicicleta, tem maior facilidade de trafegar na contra-mão que na mão, porque a via foi pensada no motorista e esqueceu-se do ciclista. Neste ponto então temos mais ciclistas na contra-mão que na mão.

Outras vias se tornaram proibitivas aos ciclistas, como a Avenida dos Estudantes.

E se você não pensa mesmo em usar a bicicleta, exija mesmo assim melhorias aos ciclistas, porque seu filho pode querer pedalar pelas ruas e você só vai pensar nisso, quando ele demorar para chegar?

No próximo POST falaremos de andar a pé e outras idéias que o poder publico poderia ajudar .

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