Nem vou enumerar todas as
vantagens da bicicleta porque é chover no inundado.
Bicicleta é demais.
Mas precisamos pensar que
a bicicleta tem várias faces e o poder publico deve pensar, se não
em todas, em boa parte delas.
Pensar em política
publica para bicicleta é falar em ciclovia. Mas não é só isso.
Ciclovia é quando existe
uma via, separada fisicamente da via de carros, onde as bicicletas
são preferências e carros, motos e veículos automotivos são
proibidos.
Existem ciclovias de
lazer, que não levam de nada a lugar nenhum e são usadas para
lazer, em geral nos finais de semana, para famílias pedalarem
tranqüilas e sossegadas – Por vezes é usada também por patins e
skates. Em Rio Claro a ciclovia de lazer mais conhecida e mais antiga
é a que fica em frente ao aeroclube.
Existem as ciclovias de
utilidade, transporte, translado, são aquelas que são usadas para
transporte de pessoas que vão a escolas e para o trabalho ou destes
para casa. Em Rio Claro a ciclovia de utilidade mais extensa é a que
fica paralela a Av. 50.
Outro tipo é a
ciclofaixa. Elas são faixas pintadas nas vias de carros, onde as
bicicletas tem prioridade.
O estacionamento de
carros sobre a ciclofaixa é proibido nestes locais.
A recente administração
espalhou ciclofaixas pela cidade. Algumas sinalizadas com iluminação
a noite, mas mesmo assim, ciclofaixas. Inicialmente critiquei asciclofaixas da cidade, mas agora tenho a dar a “pão a malpatória”
que o negócio ficou lindo demais. Ainda reclamo da falta de
fiscalização pois todos os dias temos carros estacionados sobre as
ciclofaixas.
Alguns argumentam que a
ciclovia segrega o transito, outros que a ciclofaixa não impõe o
respeito da ciclovia. Eu particularmente amo as ciclovias, mais que
as ciclofaixas, mas entendo a importância destas no transito.
A ciclofaixa é mais
barata que a ciclovia.
Mas não para ai o apoio
publico as bicicletas.
Um papel importante é a
fiscalização. Tanto do respeito das ciclofaixas, quanto aos limites
de velocidade. Pedalar sobre uma ciclofaixa com carros passando ao
lado acima do limite de velocidade é ainda muito perigoso.
Outro fator é a criação,
fiscalização e proteção aos bicicletários e incentivo as
bicicletarias.
Mas não é só isso.
Existe também a fiscalização dos ciclistas. Ciclista tem sim que
ser fiscalizado, é papel da prefeitura. Um ciclista que não
respeita a sinalização de transito, trafega na contra-mão, não
respeita um pare, etc., pode não fazê-lo simplesmente por ser
analfabeto ou por não saber dos perigos que estas atitudes podem lhe
causar. A fiscalização, não precisa ser punitiva, mas educativa pode ser
muito eficiente e salvar vidas.
Eventos de ciclismo e
apoio ao ciclismo como esporte é um fator muito importante. A
bicicleta passa a ser vista como algo de status, um objeto de desejo.
Rio Claro conta com a equipe Velo/Seme de ciclismo de estrada e a
FPMTB – Federação Paulista de Mountain Bike que trazem muito
orgulho para quem pedala por aqui.
Eventos e apoio ao
ciclismo de lazer. Passeios ciclísticos e desfiles são formas de
colocar o motorista da semana para pedalar no fim de semana. Um
ciclista de fim de semana vê os ciclistas da semana com outros
olhos, ele respeita a bicicleta que vai a sua frente e pode, de uma
hora para outra se juntar a eles – como eu fiz.
Algumas cidades vão a
frente e fazem ou apóiam o aluguel de bicicletas.
Outro ponto é a
construção de ruas pensando nos ciclistas. Um exemplo é a Avenida
dos Costas, onde, quem sai do bairro Jd Paulista, sentido Inocop, de
bicicleta, tem maior facilidade de trafegar na contra-mão que na
mão, porque a via foi pensada no motorista e esqueceu-se do
ciclista. Neste ponto então temos mais ciclistas na contra-mão que
na mão.
Outras vias se tornaram
proibitivas aos ciclistas, como a Avenida dos Estudantes.
E se você não pensa
mesmo em usar a bicicleta, exija mesmo assim melhorias aos ciclistas,
porque seu filho pode querer pedalar pelas ruas e você só vai
pensar nisso, quando ele demorar para chegar?
No próximo POST
falaremos de andar a pé e outras idéias que o poder publico poderia
ajudar .
Os comentários neste blog são moderados, mas todos serão bem vindos. Não serão publicados comentários que não sejam referentes ao assunto, ou com frases ofensivas a quem quer que seja. Senhores candidatos teremos o maior prazer em publicar seus comentários e procuraremos fazer o mais rápido possível. Entretanto para evitar a propaganda de boca de urna, comentários que chegarem após o dia 3 de Outubro serão publicados após as eleições.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário