terça-feira, 18 de setembro de 2012

O busão


Ônibus ou o metrô são maneiras de transportar muitas pessoas em um único veiculo em trajetos pré-definidos.

A vantagem do ônibus é que muitas pessoas em um único veiculo, poluem menos e ocupam menos espaço na rua. O ônibus é o mais democráticos dos meios de transporte. Você pode usá-lo em qualquer idade, alfabetizado ou não – Analfabetos tem alguma dificuldade em ler as placas com o destino - pessoas saudáveis ou com limitações físicas. E você não precisa fazer curso nenhum para usá-lo.

As desvantagens incluem os trajetos serem pré-definidos e por vezes para se chegar onde se quer, precisa-se pegar vários ônibus ou andar a pé por alguns metros – o que acreditem é impensável por algumas pessoas.

Das razões pelas quais as pessoas não utilizam o ônibus, talvez a principal delas seja o status. Por alguma razão relaciona-se usar ônibus a pessoas pobres. Isso não acontece na Europa. Lá usar ônibus ou não usar simplesmente não influencia na sua imagem social. E lá, uma linha de ônibus próxima valoriza um imóvel.

Outras pessoas argumentam que existe o risco de ser roubado ou assaltado – Risco que também existe no uso do carro e até onde sei, não existem casos de seqüestro relâmpago de pessoas usando ônibus.

As linhas podem não atender as necessidades de logística ou tempo, andar de onibus significa andar um pouco a pé. Já pensou em um dia de chuva ter que andar 500 metros entre o ponto de ônibus e sua casa? 

Mas se você usar ônibus, não é para toda a vida. Naquele dia de chuva, vai com seu carro, uai, por aqui chove pouco mesmo, um dia ou dois de caos urbano já vai ser melhor que temos hoje.

Em que a administração publica pode e deve ajudar ao transporte publico?

- Garantindo ônibus em quantidade e qualidade suficiente para atender a toda a população.

- Garantindo preços, descontos ou isenção para estudantes, deficientes e idosos.

- Implantando políticas de integração entre as linhas – Você poder trocar de ônibus sem ter de pagar novamente.

- Garantindo segurança aos usuários da violência com a instalação de equipamentos como câmeras e rádios, treinando motoristas e cobradores para agir em situações de risco.

- Garantindo segurança no transporte por si mesmo, com motoristas remunerados adequadamente, treinados e que não trabalhem sobrecarregados – e estressados.

- Garantindo e fiscalizando o cumprimento de horários, trajetos e lotações dos ônibus em circulação.

E se você não usa ônibus, ai vão algumas razões para você exigir estas melhorias ao seu candidato:

- Mais gente usando ônibus, são menos pessoas de carros na sua frente – ruas livre, sonho de consumo de todo motorista.

- Mais gente usando ônibus significa mais lugares para estacionar e estacionamento pago mais barato.

- Acredite, mais pessoas usando ônibus significa gasolina mais barata – Lei da oferta e da procura.

- Você pode precisar do ônibus de vez em quando, por exemplo quando você está precisando ler, está com uma limitação de saúde ou seu carro está na oficina – Você pode economizar o carro reserva do seu seguro. Ou simplesmente não está afim.

- Mesmo que nada disso te comova, usar o ônibus por outros é um direito garantido e você tem de pensar nisso na hora de votar.

Já pensou em viver em uma cidade onde andar de onibus é mais barato, mais seguro e mais confortável que andar com o próprio carro? Algumas cidades no mundo pensam assim.

No mínimo seu candidato deve pensar nestes problemas.

No próximo POST o assunto é a bike.

Os comentários neste blog são moderados, mas todos serão bem vindos. Não serão publicados comentários que não sejam referentes ao assunto, ou com frases ofensivas a quem quer que seja. Senhores candidatos teremos o maior prazer em publicar seus comentários e procuraremos fazer o mais rápido possível. Entretanto para evitar a propaganda de boca de urna, comentários que chegarem após o dia 3 de Outubro serão publicados após as eleições.

Nenhum comentário: