domingo, 16 de setembro de 2012

Politicas publicas para o transito.



A webcamnabike via publicar uma série de 7 Posts falando das políticas publicas para o transito.

Meu objetivo principal é pensar a cidade e a eleição de Rio Claro, mas os problemas que passamos por aqui são os mesmos que você deve passar em sua cidade, por isso podemos pensar juntos.

As cidades estão crescendo. As pessoas estão podendo comprar e consumir mais. Comprar carro ficou cada vez mais fácil e hoje muitas pessoas têm um ou mais carros.

Podemos ver que a cidade de Rio Claro já sente este aumento no número de veículos e hoje temos alguns pontos de congestionamento diário.

No trajeto que faço, enfrento um congestionamento na Av. Tancredo Neves e na Av.26. as 18hs. Ainda é um congestionamento pequeno, mas tende a aumentar rapidamente.

Tende a aumentar porque construção de ruas é um coisa demorada, por mais boa vontade que tenha o prefeito, seus secretários e vereadores, são obras caras e demoradas.

Assim, outras coisas devem ser pensadas.

Muita gente no mundo todo tem discutido alternativas ao transito, maneiras de convencer a pessoa que tem carro a deixá-lo em casa e usar alguma outra maneira de se locomover.

Uma delas é a bicicleta que é o assunto principal aqui no blog. Mas não é o único.

A bicicleta é legal e tem muitas vantagens, para o planeta, para sua rua e para a saúde, mas não é todo mundo que quer e pode pedalar. Por isso outras alternativas devem ser pensadas.

O transporte público e a caminhada são opções que as políticas públicas podem e devem incentivar.

Durante esta semana do transito vamos escrever um pouco sobre como estes assuntos se interligam e como você deve exigir de seu candidato melhorias.

No Post de amanhã você vai ver que você tem tudo a ver com este assunto, mesmo que nem imagine.

Os comentários neste blog são moderados, mas todos serão bem vindos. Não serão publicados comentários que não sejam referentes ao assunto, ou com frases ofensivas a quem quer que seja. Senhores candidatos teremos o maior prazer em publicar seus comentários e procuraremos fazer o mais rápido possível. Entretanto para evitar a propaganda de boca de urna, comentários que chegarem após o dia 3 de Outubro serão publicados após as eleições.

Um comentário:

Bispo Jairo disse...

Penso que, sem dúvida, considerando a geografia e a topografia de Rio Claro, as principais ações quanto à mobilidade urbana tem que envolver prioritariamente a bicicleta. Campanhas intensivas e abrangentes de conscientização, feitas desde as escolas, motivando a prática do ciclismo e a fiscalização e punição mais austera às infrações contra ciclistas creio serem ações fundamentais, para começar