sábado, 22 de setembro de 2012

Quantos carros são candidates a vereador e prefeitos em Rio Claro.



Assim como o número de carros cresce nas cidades, os candidatos a prefeito e vereador representam esta população com seus carros e motos.

Na eleição de Outubro de 2012 temos 4 candidatos a prefeito e 4 candidatos a vice, disputando uma vaga cada, enquanto 212 candidatos disputam 12 vagas ao cargo de vereador.

No caso dos vereadores, os candidatos declararam possuir juntos 149 veiculos automotores, sendo 24 motos e 125 carros ou caminhões o que dá uma média condizente a média da cidade de 0,71 veiculo por candidato. 111 candidatos não declararam ter veículos automotores e um candidato declara possuir 5 veiculos. 

Um candidato tem como nome de urna o modelo e cor de seu carro e um candidato tem associada a palavra bike ao nome de Urna.

Os candidatos a Prefeito, pela ordem que aparecem no site divulgacand2012, são os seguintes:

Claudio de Mauro e Anderson Golucci


O Prof. Dr. Claudio di Mauro, professor universitário e ex-prefeito declara possuir 2 veículos , enquanto seu vice Anderson Goluci, advogado declara não declara possuir veículos.

Em sua proposta de governo, na pagina 3, quando cita suas prioridades de governo nas seção “Diretrizes fundamentais do plano para Rio Claro”, diz explicitamente: “Organizar uma política municipal de mobilidade intermodal e integrada para os transportes”, na pagina 4, seção 2 “Rio Claro buscando a qualidade de vida para todos” item 1. “A Mobilidade Urbana e Rural, Transporte e Transito; Acessibilidade para os portadores de limitação motora, auditiva, visual. “, na pagina 7 item 21: “Estimular a revisão da matriz de transporte para multimodal;”

Como citação indireta, na pagina 6, item 17: “Ter a meta de alcançar em médio prazo, 20% de participação de fontes renováveis e alternativas na matriz energética de consumo do Executivo. Torna-se necessária a redução no consumo de combustível fóssil;” e na pagina 7, item 20: “Reduzir significativamente a emissão de gases de efeito estufa”

Nevoeiro Jr e Tu Reginato


O também ex-prefeito e empresário Nevoeiro Jr., não declara possuir veiculo, enquanto seu vice Tu Reginato, servidor municipal, declara possuir 3 veiculos.

Seu plano de governo no segundo parágrafo já cita: “Asfaltar todos os bairros que ainda não tenham pavimento, com a instalação de guias, sarjetas e galerias de águas pluviais” e ainda na pagina 1: “Término do Anel Viário”

Na pagina 3: “Aprimorar o transporte escolar para os alunos da rede municipal implantando o acompanhamento dos estudantes por educadores e monitores treinados para esse fim”

Na pagina 4: “Criação de ciclovias. Oferecer cursos para que os ciclistas aprendam normas de segurança no transito

Melhoria na sinalização e a volta do sistema de semáforos “inteligentes”.

Monitoramento das principais ruas e avenidas por câmeras.”

Na pagina 5:

“Melhoria nos horários e itinerários dos ônibus para incentivar o uso do transporte coletivo.
Realização de estudos para redistribuir as vagas de estacionamento no centro da cidade.”

“Instalação de radares e lombadas eletrônicas”

Mario Zaia e Profa. Rosangela


O Candidato Mario Zaia, que possui uma empresa do ramo de compra e venda de veículos, não declarou possuir veiculo. A candidata a vice, profa. Rosangela, declara possuir 1 automóvel e 1 moto.

O plano de governo de Mario Zaia não está completo na página, mas a seção inteira sobre Transportes “E3” está disponível:

“Elaboração do Plano Emergencial de Transito, com a identificação dos pontos de estrangulamento e congestionamento de veículos;

Criação da CET – Companhia de Engenharia de Transito – especializada em encontrar soluções para os problemas de transito;

Criação das estações tubulares de passageiros de Onibus – conforme existe em Curitiba/PR, na qual, os passageiros ficam no mesmo nível dos ônibus, o que facilita a entrada e saida dos mesmos;

Criação do Plano de Municipal de Transportes – buscando integrar todos os meios de transportes da cidade”

Du Altimari e Olga Salomão


O atual prefeito e engenheiro, Du Altimari declara possuir 4 veiculos automotores e seu vice Olga Salomão declara possuir 1 automóvel.

A Proposta de “Du Altimari” é resumida neste assunto em dois tópicos:

Pagina 4: “Fortalecer a ampliar políticas de desenvolvimento urbano e rural, socialmente equilibradas, ambientalmente sustentáveis e politicamente participativas; “

Na mesma página: “Elaborar e implantar plano diretor de transito para melhorar a qualidade da circulação dos pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte coletivo e veículos individuais.”

Conclusão

Nesta semana vimos que a escolha por usar ou não o carro não depende só de você, mas de como a sua cidade se molda a facilitar sua locomoção com o carro em detrimento de outras formas.

Vimos que você sente direta ou indiretamente a falta de politicas públicas neste setor e mesmo que nunca se aproxime de uma bicicleta, tem o dever de lutar pelo direitos dos ciclistas.

Os candidatos a prefeito e vereador representam a população e só quando estas questões forem prioridade para eleitores, o assunto será tratado como se deve.

Em cada abordagem dos candidatos, pedindo seu voto, questione-o sobre este assunto e aos candidatos eleitos, cobre melhorias no transito, lembre-se que você é cidadão e usar o carro deve fazer parte de sua cidadania.

As cidades devem deixar de serem pensadas para os carros e voltar a ser das pessoas.

Fonte: Divulgacand2012

Os comentários neste blog são moderados, mas todos serão bem vindos. Não serão publicados comentários que não sejam referentes ao assunto, ou com frases ofensivas a quem quer que seja. Senhores candidatos teremos o maior prazer em publicar seus comentários e procuraremos fazer o mais rápido possível. Entretanto para evitar a propaganda de boca de urna, comentários que chegarem após o dia 3 de Outubro serão publicados após as eleições.

Nenhum comentário: