quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Porque você não deixa o carro em casa e vai trabalhar a pé?


Se você morar até 2 km do local do seu trabalho pode ser uma opção bem interessante. Você vai economizar gasolina e academia em uma tacada só.

Se você tiver que andar 8 km por dia, já vai exigir um preparo melhor, mas ainda assim dá para enfrentar. É menos do que você deve fazer na esteira da academia, transformando o trabalho dos seus músculos em calor na maquina da esteira.

E o poder público pode, mais uma vez ajudar a você tomar esta decisão.

- Primeiro, mantendo a manutenção das calçadas em dia.

- Evitando entulhos, materiais de construção, carros e portões atrapalhem os transeuntes.

- Colocando faixas de pedestres em lugares estratégicos, semáforos e fiscalizando o respeito a estas.

- Aumentando o número de faixas de pedestres elevada e semáforos de pedestres.

- Existe uma coisa que algumas cidades estão implantando que é o “tempo das pessoas” nos semáforos. Em semáforos que sinalizam ruas de via dupla, o semáforo fica alguns segundos fechado para ambos os lados, tornando possível ao pedestre atravessar sem pressa.

- Melhorar o policiamento, para evitar roubo a pessoas, instalação de câmeras e rapidez no atendimento a vitimas.

Mas talvez você more muito longe do trabalho e caminhar até lá seja complicado.

Existe uma alternativa ainda experimental em algumas cidades da Europa e EUA em que o poder publico ajuda as pessoas – através de subsidio e empréstimos a baixos juros - a morarem o mais perto possível de seus trabalhos.

É uma alternativa interessante para alguns casos – não para todos – mas que traz a luz a questão: Porque você não mora mais próximo do seu trabalho? Talvez seja falta de segurança, ou porque o bairro não tenha infraestrutura adequada. Então está na hora de cobrar de seus representantes melhorias neste bairro.
Existem outras maneiras de tentar reduzir o número de carros e conseqüente congestionamentos, acidentes, poluição..

Uma é a carona! Tenho observado que a carona talvez seja mais difícil de ser usada que o ônibus. O carro é tão pessoal que pessoas que moram praticamente juntas não dão nem oferecem carona, a menos em caso de visível necessidade. Que tal pensar o porque você não vai de carro com carona e como o poder publico poderia dar aquele empurrãozinho para você e seus amigos irem trabalhar juntos – Pense que um carro pequeno com 5 pessoas não tem espaço para assaltantes e sequetro relâmpago !

Além da carona, tem o transporte da empresa. Uma empresa que oferece transporte aos seus funcionários, garante horário de chegada e saída, segurança e relacionamento interpessoal de seus funcionários, além de tirar muitos carros de uma só vez das ruas.

Espalhar Restaurantes populares também podem proporcionar menor trafego no horário do almoço, assim como Caixas eletrônicos, escolas/creches próximas de casa ou do emprego podem diminuir o uso do carro para uso destes serviços. Ai você pensa – Escola perto de casa tem, mas prefiro cruzar a cidade para deixar meu filho numa escola melhor. Claro é um direito seu, mas pense em ações para tornar esta escola próxima a sua casa melhor porque, pela diferença de qualidade das escolas, você tem que gastar muito.

Por aqui ainda é pouco, mas o Skate e os patins são meios de locomoção comuns na Europa – Em Paris vi gente de roupa social e skate nas ruas ! Estes têm muito em comum com a bicicleta e as necessidades de eventos, infraestrutura, apoio e por aí vai.

E a locomoção de deficientes? Sua cidade comporta a ida e vinda dos deficientes? As vagas de deficientes são respeitadas? E quando não são, há punição?

Você pensa nisso? O seu candidato pensa nisso?

Outro dia ajudei um senhor de muletas atravessar a rua e senti o como é difícil.

Existem mil maneiras de tirar um carro da rua.

Milhares de pessoas não dependem de carro para se locomover e a cidade precisa pensar nestas pessoas.

O seu candidato vai pensar nisso? Você vai pensar nisso?

No próximo POST números de Rio Claro.

Os comentários neste blog são moderados, mas todos serão bem vindos. Não serão publicados comentários que não sejam referentes ao assunto, ou com frases ofensivas a quem quer que seja. Senhores candidatos teremos o maior prazer em publicar seus comentários e procuraremos fazer o mais rápido possível. Entretanto para evitar a propaganda de boca de urna, comentários que chegarem após o dia 3 de Outubro serão publicados após as eleições.

Nenhum comentário: