sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os veiculos de Rio Claro



Segundo estimativas, Rio Claro possui uma população de 188.977 habitantes e 132.000 veículos automotores, o que dá uma média de 0,71 carros/habitante que é uma média maior que a cidade de São Paulo, capital.

Se considerarmos a população acima de 19 anos, que potencialmente pode ter veiculo, pelos dados oficiais do IBGE de 2010, temos 110.943 habitantes o que dá mais de um veiculo para cada habitante em idade para possuí-lo.

Imagine que temos, esperando para fazer 18 anos durante o mandato do próximo prefeito, cerca de 16.000 adolescentes que colocarão mais números a estes números.

Desde o início do ano até hoje [1], Rio Claro totalizou 34 mortes violentas, exatamente metade 17 foram causadas por acidentes de trânsito, um por acidente elétrico e 16 causadas por armas. 

Das mortes envolvendo veículos, 2 foram atropelados, 2 ciclistas mortos, 5 motociclistas e o restante em carros.

Estes números dão uma estimativa de taxa de mortes no transito de 12 mortes / 100.000 habitantes / ano, apesar de ser um número ligeiramente menor que a cidade de São Paulo, é superior a capitais como Salvador (10 mortes / 100.000 habitantes / ano).

Será que os candidatos pensam nisso? Você pensa nisso? 

[1] Foram contabilizadas as mortes relatadas no site www.canalrioclaro.com.br

No proximo POST os candidatos e seus carros e propostas para o trânsito.

Os comentários neste blog são moderados, mas todos serão bem vindos. Não serão publicados comentários que não sejam referentes ao assunto, ou com frases ofensivas a quem quer que seja. Senhores candidatos teremos o maior prazer em publicar seus comentários e procuraremos fazer o mais rápido possível. Entretanto para evitar a propaganda de boca de urna, comentários que chegarem após o dia 3 de Outubro serão publicados após as eleições.

Nenhum comentário: